Sopa de Ervilha

domingo, 2 de junho de 2013


Estamos entrando na temporada de caldos e sopas. Não só pela temperatura que vem caindo timidamente, mas também, pelas tradicionais festinhas caipiras que acontecem nas ruas cariocas.
Aqui em casa não precisa cair temperatura para fazer caldinho, nem mesmo para tomar vinho. Quando dá vontade a gente se joga nas delícias da vida, mesmo no calor...
Ontem, já era noitinha quando resolvermos pensar em algo para comemorar o sábado (sim, a gente celebra a vida, o sábado, a sexta-feira... sempre... e com comida...). 
Eu havia pensando em fazer uns dips, mas isso pedia uma bebidinha, e o marido não tá bebendo (tá tomando remédios... tadinho). Aí, sugeri uma sopinha de ervilha e ele topou.

É tão rápido que, em menos de 1 hora estávamos tomando um caldinho, com croutons de frigideira (a receita tá aqui no blog), e assistindo um filminho.

Prontos? Anotem aí a receita:






Ingredientes:

500 g de ervilha
1 1/2 litro de água
1 calabresa picada
150 gramas de bacon picadinho
1/2 cebola grande picada
6 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto


Preparo:

Em uma panela de pressão, frite o bacon e em seguida adicione a calabresa picada. Deixe fritar um pouco. Se o bacon for muito gordo vai liberar muita gordura. Nesse caso, retire um pouco com uma colher.
Acrescente a cebola e refoge.
Assim que a cebola estiver começando a dourar, acrescente o alho e doure-o.
Agora é só adicionar a ervilha (lavada e escorrida) e cobrir com água.

Há quem deixe a ervilha de molho em água fervente por 30 minutos, mas não vejo necessidade. Porém, se você tiver medo de usar a panela de pressão (conheço muita gente que tem!), você pode cozinhar a ervilha em uma panela comum. Mas o tempo de cozimento é bem maior. Aí, sim, vale a pena deixar a ervilha de molho.

Assim que a panela de pressão começar a chiar, conte 10 minutos. Desligue o fogo e retire a pressão da panela.

Nesse momento a ervilha já está totalmente cozida e virou um creme, que pode se depositar um pouco no fundo da panela.

Mexa bem para homogenizar a mistura, acerte o sal e transfira a sopa para uma sopeira ou sirva diretamente e potinhos individuais.

Muito bem! Agora é só felicidade!
Bom apetite.


0 comentários:

Postar um comentário