Pudim de pobre do Chuck Hughes

domingo, 16 de junho de 2013



Na minha busca incansável por comidinhas interessantes, sem querer, dei de cara com essa receita de Pudim de Pobre, do Chuck. Na hora que vi tive certeza que era uma delícia e que precisava fazer. Esperei chegar o fim de semana para me dedicar as novas receitas.

A clássica receita canadense foi criada em meados de 1930, por mães operárias. A época era de grande crise financeira e o nome já diz tudo: Pudim de Pobre ou pouding du chômeur. Com ingredientes simples e baratos, a receita é rápida e fácil de preparar. E o resultado é uma massa leve que fica boiando em uma deliciosa calda cremosa.




Na época em que foi criado, o pudim de pobre, levava água como ingrediente da calda, mas Chef Chuck adicionou xarope de bordo.
Xarope de bordo ou maple syrup é muito utilizado nos EUA e Canadá e é produzido a partir da extração da seiva de uma árvore. Aqui no Brasil, podemos encontrá-lo por R$ 75,00 em média. O que me obrigaria a mudar o nome da receita, que de pobre não teria nada.

Para enriquecer um pouquinho mais o seu pudim de pobre, sugiro que, sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme!

Calda
1/4 de xícara de manteiga 
1 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de água ( o Chuck usou xarape de bordo, mas é obvio que eu não tenho isso aqui em casa)
1/2 xícara de creme de leite fresco.

Massa
1 xícara de manteiga 
1 xícara de açúcar 
1 colher de sopa de essência de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó


Preparo da calda:
Derreta a manteiga e em seguida adicione a água (ou o xarope) e o açúcar mascavo, dissolva bem, em fogo médio, e adicione o creme de leite. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe ferver por mais 5 minutos. Enquanto isso, prepare a massa, e aproveite para pré-aquecer o forno (180º).

Misture vigorosamente a manteiga e o açúcar. Adicione a essência de baunilha. Misture em outro recipiente o ingredientes secos (farinha, sal e fermento). Encorpore, alternadamente, os ingredientes secos e o leite, até formar uma massa lisa e homogênea.

Acomode, no meio da forma, uma colherada bem generosa de massa (aproximadamente 1/3 do tamanho da forma). Despeje a calda sobre a massa, formando uma ilha. A quantidade de calda deve quase cobrir a massa.

Asse por 35 minutos, em forno pré-aquecido, a 180º.


A massa fica levemente dourada e boia sobre a calda, que encorpou durante o cozimento.




Eu usei formas de cerâmica, e ramequins. Deu super certo em ambas as opções!

Faz e me conta!!!
Bom apetite!


0 comentários:

Postar um comentário