Carne com legumes e farofa de cenoura

terça-feira, 11 de junho de 2013
carne, ensopado, picadinho, cenoura, farofa, comfort food, carne com milho verde






Eu não sou apaixonada por carne vermelha, mas as vezes, a carnívora que habita em mim resolve se manifestar.
Este ensopadinho me lembra as travessuras das minha tias (Zezé e Leleta), irmãs do meu Pai. Certa vez, quando estávamos no sítio, as duas figuras assaltaram a panela de ensopado da casa de um tio delas, quando fazíamos uma visita a ele.



O velhinho, que conversava na varanda, nem se deu conta do furto hehehe
Eu lembro muito bem de como aquela comida cheirava bem, e não posso esquecer dos pedaços de milho e cenoura que coloriam o ensopado.
Resolvi ontem, reproduzir a receita, para matar a fome e a saudade da infância!


Ingredientes

500 gramas de carne cortada em cubos (usei miolo de chã).
2 cenouras cortadas em rodelas.
2 batatas médias cortadas em pedaços.
1 cebola média picada, em pedaços não muito pequenos.
4 dentes de alho (amoooo muito alho na comida).
1 colher de sopa de azeite.
Pimentão verde e vermelho
2 espigas de milho verde cortadas em rodelas
500 ml de caldo de carne
Pimenta calabresa a gosto

Preparo
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne e deixe selar, por dois minutos, cada lado. Coloque o milho, a pimenta calabresa e cubra com o caldo de carne. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão.
Desligue o fogo e tire a pressão da panela.

Acrescente a batata, a cenoura e o pimentão. Cozinhe por mais 10 minutos, ou até que os legumes estejam cozidos.
Eu particularmente gosto da cenoura mais durinha, por isso coloco junto com a batata.
Acerte o sal, se necessário.


Farofa de cenoura
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite
1/2 cenoura ralada
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola pequena picada

Doure o alho e a cebola, junte a cenoura e refogue por 2 minutos. Acrescente a farinha, até que esteja com a consistência desejada. Há quem prefira a farofa mais molhadinha, e quem prefira mais sequinha. Para mim farofa é bem vinda de qualquer maneira.
Coloque o sal.
Deixe torrar por alguns minutos. Aqui também vai depender de quão torrada você goste!

Sirva com arroz branco, fresquinho...

Bom apetite!

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: serve (bem) 2 pessoas

0 comentários:

Postar um comentário