Tábuas de corte: Vidro, Plástico ou madeira

quarta-feira, 13 de março de 2013

tábua de corte


Acho digno falarmos sobre tábuas de corte, ou tábuas de carne. Afinal, elas são muito úteis na cozinha. Mas diante de tantas opções fica a pergunta: Qual a melhor tábua?


Eu tenho as três. A primeira foi a tábua de vidro que eu ganhei de uma querida senhorinha, a D. Lilia, de presente de casamento. Depois comprei uma de madeira, mas quase não usei na cozinha, pois logo vi que precisava de uma de polipropileno, então comprei-a!

Vou detalhar a minha experiência com cada uma delas:

Tábua de madeira: Apesar de haver inúmeras tábuas de madeira (cada uma linda) no mercado, o recomendado é que esse utensílio não seja utilizado para alimento. Acontece que ao cortar os alimentos a faca faz veios na madeira, e consequentemente favorece a fixação de alguns micro-organismos que podem ser nocivos a saúde.
O ideal é higienizar a cada uso: lavar com água e sabão e depois deixar de molho, por 30 minutos, em uma solução de  100 ml cloro + 2 litros de água. Enxaguar bem e secar ao sol!
Quem faz isso, hein, hein, hein?
Então eu transferi a minha para um outro departamento na casa: uso para fazer meus artesanatos em biscuit! 
Em bares e restaurantes a "minha amada" ANVISA proibiu o uso desse utensílio.


Tábua de vidro: Lindas, fáceis de limpar, não acumulam micro-organismos se bem higienizadas, mas.... consomem o fio da faca! Isso mesmo. Tábuas de vidro deixam a faca cega. Além de fazer um barulho absurdo quando você está cortando os alimentos (a louca!).


Tábua de polipropileno: São as tábuas de plástico. Esse material é resistente, fácil de higienizar e é RECICLÁVEL!
Hoje é o material mais indicado para utilizar na cozinha. Mas, também deve ser bem higienizado: lavar com água e sabão, deixar de molho, por 30 minutos, na solução de cloro + água, enxaguar e secar em local fresco. É esta que eu estou usando, e posso dizer que, para mim, foi a melhor escolha.



Algumas dicas importantes:

  • Sempre higienize o utensílio, logo após o uso;
  • De preferência, tenha uma tábua para cada grupo de alimentos: carnes/ frutas, legumes e verduras/ chocolates e afins.
  • Deixa a sua tábua secar em ambiente seco, pendurada, livre de umidade.
  • Ao manipular alimentos coloridos como beterraba e cenouras, lave imediatamente a tábua, para que não fique manchada.


Agora que você já sabe a minha opinião, me conte sua experiência com tábuas de carne!






2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    A tábua de madeira é melhor, amiga, disparado.
    O plástico não absorve a água fazendo com que as bactérias tenham um tempo maior de sobrevivência.
    A madeira absorve a água se secando mais rapidamente o que gera menor sobrevivência das bactérias.
    A madeira contem agentes naturais antibióticos que retarda o crescimento bacteriano.

    Pode comparar, use a de madeira e a de plástico e veja qual fica preta primeiro. Fora que a de plástico chega uma hora que fica impossível limpar, o preto não sai mais, já na madeira isso não ocorre!

  1. Katy55 disse...:

    Estou de acordo contigo em Genero, Número e Grau. Tenho Horror das tábuas de madeira pela razao que você apresenta. E nao tem ponto para discussao. A madeira é organica, apodrece, e favorece o cultivo de micro organismos. Usei muito tempo a de polipropileno. O problema é que o meu marido também cozinha e nao tem os cuidados de higiene que esta tábua necessita. Comprei a de vidro. E hoje, ele fez o comentário que a de vidro cegava as facas. Por isso comecei a consultar opinioes. Pelo visto opinamos o mesmo. A higiene é a base e a soluçao. Um abraço.

Postar um comentário