Estou na minha temporada de amor a carne vermelha. Não sei quanto tempo isso vai durar, portanto, vamos aproveitar e colocar todas as receitas de carne em dia.
Como nem sempre a gente quer passar horas na cozinha elaborando "aquele" prato, uma receitinha rápida e de preferência que suje pouca louça, é sempre bem vinda.
Arroz de carreteiro é um prato originado no Rio Grande do Sul, e era feito por carreteiros, que preparavam o arroz com charque, em panelas de ferro, durante suas viagens. Na época, a praticidade do preparo, era o que permitia que o carreteiro se alimenta-se até que chegasse a próxima parada, o que podia levar dias.
Tive a oportunidade de experimentar esse arroz feito por uma gaúcha, mãe de um amigo, que preparava a receita com sobras de carne de churrasco, e colocava uma fatia de queijo no fundo do prato. Dei uns toques pessoais a receita, como alho poró e cogumelos. Ficou delícia!
Ingredientes
- 250 gramas de miolo de chã, picadinha
- 1/2 xícara de cogumelo paris
- 1/2 cebola média picadinha
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim ou azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Alho poró, salsa e cebolinha
- 1 xícara de arroz cru
- Queijo mussarela
Aqueça o óleo e frite a carne. Adicione sal e pimenta. Refogue a cebola e depois o alho. Acrescente o cogumelo, refogue por 2 minutos. Acrescente o arroz e o alho poró, misture, e cubra com, aproximadamente, 2 xícaras de água. Deixe cozinhar até que a água seque e o arroz esteja cozido.
Acrescente 1 colher de sobremesa de manteiga, para dar cremosidade ao arroz.
Sirva quente, com salsinha e cubinhos de queijo.
0 comentários:
Postar um comentário