Nhoque de abóbora

domingo, 21 de julho de 2013




nhoque, abobora, receita,



Nessa minha louca vida eu não consigo ir ao mercado e ao hortifruti todas as vezes que gostaria. Então, as vezes a coisa fica meio escassa. Mas as vezes eu preciso salvar algum legume que começa a sofrer e brotar na geladeira.
Eu comprei um abóbora na semana passada, e não tinha ideia do que faria com ela, mas comprei. Sim, eu tenho compulsão por legumes. Eu sempre acho que vamos sofrer um ataque nuclear e vou ficar em casa sem legumes. Então, eu normalmente exagero nas compras no hortifruti.

Hoje eu quis variar. Depois de um longa avaliação da geladeira, a abóbora foi eleita, e com ela a ricota. E foi assim que surgiu a idéia de juntar as duas nesse nhoque delicioso e levinho.





Preste atenção, porque, um detalhe faz a diferença. Como a consistência da abóbora é diferente da batata, esse nhoque foi feito a colheradas. Caso contrário, teria que encher de farinha para dar o ponto, para fazer os tradicionais rolinhos.

Vamos a receita
600 gramas de abóbora cortada em cubos
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xícara de ricota
1/4 xícara de parmesão
sal e pimenta
1 fio de azeite
Queijo parmesão

Preparo
Cozinhe a abóbora no vapor, por 30 minutos. Ou se preferir, asse-a, coberta com papel alumínio, em fogo médio pelo mesmo tempo. Assim que estiver macia, amasse e deixe esfriar um pouco.
Acrescente o ovo, a farinha, a ricota, o sal e a pimenta. Mexa até formar uma massa um pouco mole. Não se assuste.
Coloque uma panela com água, azeite e sal para ferver. Quando inciar fervura, vá adicionando colheradas de massa. Molde o nhoque entre duas colheres, assim como se faz com bolinho de chuva ou bolinho de bacalhau, passando a massa de uma colher para a outra, e vá colocando na água.
Quando os nhoques subirem, pode retirar, da mesma forma como fazemos com nhoque de batatas. Coloque em uma travessa com água fria para parar o cozimento. Escorra e acomode os nhoques em um travessa.
Cubra com o molho de sua preferencia, queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Para o marido, eu usei um molho bolonhesa que já estava pronto. Para mim, que não sou apaixonada por carne, principalmente moída, fiz o molho de manteiga, damasco e alho, assim ó:

Cortei um damasco seco em laminas, aqueci meia colher de sopa de manteiga com um fio de azeite. Fritei as fatias de damasco por uns 30 segundos. Acrescentei um alho frito que havia comprado no hortifruti. Despejei os nhoques  na frigideira e dei uma salteada rápida (menos de um minuto).

Só faltou na receita umas folhinhas de manjericão, mas as minhas ervinhas foram passar uma temporada na casa da minha Mãe, porque eu não estava cuidado bem delas...

Ah! Eu preciso confessar que provei o nhoque como molho bolonhesa e... ficou bom demais!!!!!


Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora e 20 min



0 comentários:

Postar um comentário