Torta de batata cremosa

domingo, 11 de agosto de 2013

torta, batata


Se tem algum prato que é cara de família, esse prato é Torta de batata (ou bolo de batatas como chamamos na intimidade rsrs). É fácil e reconfortante, sem falar que é uma delícia. A minha Mãe faz, a minha Irmã faz, e Eu faço. A receita é basicamente a mesma, e sem medidas, mas cada uma tem um "bolo de batata" que é só seu, a sua assinatura. Eu fiz hoje com medidas, para poder colocar aqui no blog. Vamos a receita?


Ingredientes
5 batatas grandes cozidas
1 ovo
1/2 xícara de farinha de trigo
Sal
1 colher de sopa de manteiga

Cobertura
2 ovos
100 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
1 xícara de requeijão pastoso (o marido ganhou um requeijão, que uma amiga trouxe de viagem para ele, mas você pode usar aquele que vem na caixinha, sabe?)
Sal e pimenta
Queijo parmesão ralado

Preparo e montagem
Cozinhe as batatas até que fiquem macias. Amasse-as e acrescente os demais ingredientes, formando um purê. Unte o fundo de uma forma refratária com manteiga, e acomode a metade da mistura. Coloque o recheio da sua preferência e cubra com a outra metade da massa de batata.
Pré aqueça o forno.
Prepare a cobertura batendo os ovos por dois minutos. Acrescente o leite, o creme de leite, sal e pimenta. e bata apenas para misturar.
Sobre a torta de batatas espalhe pedacinhos do requeijão cremoso, despeje a mistura de ovos e polvilhe queijo parmesão ralado.
Asse por aproximadamente 30 minutos, à 200º.

A minha torta de batata perfeita é recheada com um delicioso frango desfiado, refogadinho, com azeitonas, molho de tomate, cebola, alho, alho poró.

Prepare a sua própria torta de batatas e posta aqui no blog!!!
Boa semana e bom apetite!


1 comentários:

  1. Danielle disse...:

    Gostei dessa receita Dani! Vou anotar!

Postar um comentário