Rosbife com massa ao pesto de salsinha

sábado, 11 de janeiro de 2014


O que a gente não faz por amor, né? Esse rosbife foi feito especialmente para o marido, afinal, ele merece meus mimos. É logico que rolou um comparação com o rosbife da mãe dele, mas não dá para competir com tempero de mãe, né? ;)

A receita é muito prática e você precisa ter uma boa faca para cortar assim, fininho. O melhor de tudo é que, SE sobrar rosbife do almoço você pode comer no lanche a noite, gelado mesmo. O molho pesto pode compor o recheio do sanduiche, e combina muito!





Molho pesto de salsinha
1 ramo de salsinha
100 ml de azeite extra virgem
1/4 de xícara de nozes
1/4 xícara de queijo parmesão ralado na hora
2 dentes de alho
Sal a gosto

Preparo
Bata tudo no processador. Uma opção é não bater o parmesão, e misturar depois que processar todos os ingredientes.
Se quiser, guarde o molho em um porte de vidro com tampa, na geladeira. Eu faço e uso nas Batatas Hasselback, e em sanduiches. Fica ótimo!


Rosbife
1 pedaço de miolo de alcatra ou filé mignon ( aproximadamente 1 kg)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho
Sal
200 ml de vinho do porto
Condimentos e especiarias diversos: alecrim, tomilho, salsa desidratada, canela, páprica picante.

Preparo
Eu faço uma marinada com o vinho, alho, sal e os demais condimentos e deixo por pelo menos 2 horas na geladeira, enrolada em um saco plástico. Mas, na pressa, já fiz sem marinar, deixando meia hora nesse tempero. Também já deixei umas 24 horas e ficou mais saboroso ainda.

Retire a carne da marinada (reserve esse liquido), e enrole com um barbante para que fique bem redondinha. Você pode contar as pontas ( e reservar, é claro), para ficar com fatias uniformes de rosbife.

Em uma frigideira bem quente, aqueça a manteira e o azeite. Sele a carne, ou seja, frite todos os lados, até que mude de cor, para que se mantenha úmida por dentro.
Quanto estiver começando a dourar, leve ao forno pré aquecido, a 200º, por 15 minutos (20 min. no máximo).

Dica: Se você tiver uma frigideira que possa ir ao forno, use-a. Se não, coloque em um tabuleiro para levar ao forno. Outra opção é usar o tabuleiro no lugar da frigideira, diretamente na chama do fogão, e depois levar ao forno.

Dica 2: No forno, coloque pedacinhos de manteiga sobre o rosbife para dar mais brilho!

Retire do forno e deixe esfriar um pouco, assim você preserva o suco da carne. Fatie finamente e sirva.

O molho da carne:Usando a própria frigideira, despeje o liquido da marinada e ferva, soltando do fundo aquela crosta que se formou no cozimento. Coe e volte ao fogo, acrescente 1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena) previamente dissolvida com água. Mexa bem, até que o molho fique mais grosso. Sirva com a carne

Espero que tenham gostado, e quando fizerem me conte como ficou!

Bom apetite

0 comentários:

Postar um comentário