Rosca de canela e frutas

domingo, 8 de setembro de 2013
Pães, receita de pão, pão doce, canela


Tem bom dia melhor que o cheiro de um pão quentinho, saindo do forno? Até tem, mas quando o assunto é café da manhã, o pãozinho é a estrela! 

Eu comecei a me enveredar pelos caminhos da culinária quando ainda era bem pequena. Lembro uma vez que peguei um panelinha da minha mãe e passei creme para o rosto na panela. Acho que naquele momento estava experimentando novas receitas. 





Mais tarde, comecei a aprender, com a minha mãe, o básico da cozinha. E em pouco tempo já estava selecionando e preparando minhas próprias receitas .

Os pães sempre me encantaram, mas as receitas era ruins e os pães só serviam como peso para papel, de tão duros e pesados. Meu Pai sempre me deu forca e dizia que estava uma delicia. Mas eu sabia quer era incentivo e amor de Pai. Até que um dia, vi no programa da Ana Maria (que ainda não era no Plimplim), um senhor muito fofo - Benjamin Abrahão - ensinando a fazer uma rosca de canela. Imediatamente fui para cozinha e preparei o primeiro pão macio, leve e verdadeiramente gostoso. Foi uma festa, e pão a semana toda. Desde então, passei a anotar e reproduzir as receitas dele, e sempre deram super certo. 
A receita está mais elaborada, com frutas e amêndoas, mas o principio é o mesmo e eu não poderia deixar de compartilhar essa delicia com vocês: Rosca de Canela com frutas 


Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
25 gr de fermento biológico fresco
2 ovos
1 colher de sobremesa de sal
400 ml de água 
100 gr de manteiga 

Preparação da esponja
Esponja é a mistura de água, fermento e farinha de trigo, que fermenta previamente, e depois é adicionada a receita da massa. 
Embora um pão feito sem a preparação da esponja seja mais rápido e muito gostoso, a esponja melhora muito a textura da massa e enriquece o sabor. 

Dissolva o fermento em 60gr de água, morninha, nunca quente. Acrescente de uma só vez a farinha de trigo e misture por 3 ou 4 minutos. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por 2 horas. 

Preparação da massa (Com a esponja)

Coloque a farinha de trigo em uma superfície lisa, como uma pia ou bancada e faça uma espécie de coroa, com um buraco no centro. Adicione os ovos, o sal e a esponja, misture tudo a farinha, de dentro para fora. Em seguida vá adicionando a água, misturando sempre.

Amasse bem até forma uma bola, abra um pouco a massa, coloque a manteiga e volte a amassar. Sove a massar por alguns minutos, até que a manteiga esteja totalmente incorporada e a massa esteja homogênea.

Deixe descansar, em um recipiente, coberto com um plástico filme, até que dobre de tamanho. Coloque dentro do forno desligado, ou dentro de um armário. O importante é que não haja corrente de ar e que não seja um local frio.


Preparação da massa ( Fermentação direta )

Este método um pouco mais simples, e poupa tempo na preparação. Mas, para os mais críticos, o gosto fica "mais pobre", mas funciona muito bem, e a maioria dos meus pães eu faço assim, já que sempre resolvo fazer pão sem planejamento prévio rsrs

Faça uma coroa com a farinha de trigo. No interior da coroa, de um lado coloque o sal, e de outro o fermento. O importante é que estejam distantes um do outro. O sal, digamos assim, inibe a fermentação. No centro coloque o ovo, e adicione a água aos poucos, unindo os demais ingredientes, até que forme uma bola. Abra um pouco a massa, e acrescente a manteiga. Sove (trabalhe) a massa, até que esteja lisa e homogênea. 

Deixe a massa descansar, mais uma vez, protegida de correntes de ar e em local abafado, de preferência, por 1 hora e 30 min.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio:

Misture 1 colher de sopa de manteiga,  1/2 xícara de açúcar e canela a gosto. Faça uma pasta. Prepare, também, caso queira, um mix com passas, castanhas, nozes, maçã, ameixa.... 


Modelagem da massa:

Com essa massa dá para fazer 3 roscas grandes, ou 40 pãezinhos.  Para a rosca, divida a massa em três partes iguais. Estique com um rolo, em um formato retangular, com 1,5 cm de espessura. Passe a pasta de canela em toda a extensão da massa, evitando as bordas laterais (Agora você também poderá acrescentar o seu mix) . Enrole, no sentido da largura da massa, como um rocambole. Com uma boa faca, faça um corte longitudinal na massa, dividindo-a em dois, e depois entrelace as duas partes, como uma "trança de duas pontas". Depois, faça um circulo, unindo as duas pontas da massa entrelaçada.

Coloque em uma forma coberta com papel manteiga, cubra com um pano úmido e deixe descansar, até que dobre de volume, novamente.

Asse por 25 a 30 minutos em forno pré aquecido, a 220º C.


Você pode variar os recheios, os formatos ou fazer puro, em formato de pãezinhos. O processo de pausa para fermentação sempre será igual, independente do formato.

Eu ganhei do marido, na semana passada, um livro chamado Técnicas de padaria profissional, e com certeza, em breve, teremos receitas novas de pães!

Um beijo, e bom apetite!



0 comentários:

Postar um comentário